Notícia

Qual o próximo passo?

A equipa do PiCaM está realmente entusiasmada com os cursos de formação de professores.

Em alguns países estas formações já decorreram ou estão em curso; noutros, o planeamento está a acontecer a bom ritmo.

Decorrida a formação, os materiais ficam disponíveis para que os professores os possam implementar nas suas salas de aula. Estamos ansiosos por ver o nosso trabalho ganhar forma!

Simultaneamente, há trabalho a ser feito nos módulos de desenvolvimento de professores e nos materiais para professores em formação.

O que aconteceu recentemente?

Terceira reunião transnacional em Lisboa

A mais recente reunião transnacional teve lugar em Lisboa, em Junho de 2018.

A Decsy e a SHU já realizaram seus primeiros cursos de formação de professores. Houve oportunidade de expor e partilhar as suas experiências e trazer alguns dos seus métodos para todos poderem ficar a conhecer. Esta partilha poderá será útil para os restantes parceiros, durante as formações de professores que irão decorrer em breve em cada um dos países.

A maior parte do tempo foi, naturalmente, despendido em discussões e decisões importantes (por exemplo, sobre o plano de monitorização e avaliação). No entanto, também houve a oportunidade de conhecer melhor os parceiros portugueses, visitar o Centro Ismaili de Lisboa e ouvir sobre as atuais oportunidades e desafios da cidade.

Fotografia de grupo no local da reunião

Segunda reunião transnacional em Volos

Em abril, todos os parceiros do PiCaM encontraram-se novamente para a segunda reunião transnacional em Volos. Os parceiros gregos deram as boas-vindas calorosamente e mostraram o máximo possível da sua cidade no curto espaço de tempo disponível.

Foi pouco tempo, pois a maior parte foi despendida, é claro, a trabalhar no projeto. Houve a excelente oportunidade de conhecer o rico e estimulante material curricular dos parceiros.

O intercâmbio permitiu que todos beneficiassem do conhecimento e experiência uns dos outros e, também, que compartilhassem pensamentos sobre o significado de cidadania e matemática em contextos locais.

Além disso, tivemos uma abordagem sobre a utilização da plataforma e-Twinning na sala de aula, falámos sobre os módulos de formação de professores que serão desenvolvidos e discutimos quais os métodos que seriam mais apropriados para avaliar o projeto.

Lançamento do projeto e primeira reunião transnacional

O PiCaM foi lançado oficialmente em novembro de 2017. O primeiro encontro aconteceu na Universidade de Sheffield Hallam, tendo SHU e DECSY como anfitriões.

Os parceiros tiveram a oportunidade de se conhecer e compartilhar muitas reflexões frutíferas sobre os objetivos comuns e forma de os alcançar.

Para criar uma visão geral da extensão da aprendizagem global como conceito e como forma de extensão da matemática, até como eles se podem interconectar, todos colaboraram no preenchimento de uma matriz com conceitos matemáticos ao longo de um eixo e tópicos de cidadania global ao longo de outro. Esta servirá como uma orientação e inspiração ao projetar os recursos e materiais para serem utilizados na sala de aula.

Após a reunião, todos se dedicaram a criar os seus grupos consultivos nacionais. Estes serão conselhos de especialistas em matemática, pedagogia, cidadania global e outros que possam ser relevantes, por forma a garantir que a ampla experiência seja levada em consideração.

Além disso, foi criado o website do projeto e o DECSY começou a desenvolver princípios metodológicos para orientar as atividades do mesmo.

Rob Unwin a tentar encaixar conceitos de matemática e cidadania global que os parceiros poderiam pensar numa imagem.